Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

domingo, 26 de junho de 2011

Samuca e Marcus Odilon em enquetes e pesquisas

Este Blog Rocha 100 faz enquete, não faz pesquisa. Enquete não segue normas da Justiça Eleitoral, não segue padrões, não tem critérios de rigor e não tem nenhuma pretenção à validade científica. Enquete, as emissoras de rádio fazem todo dia, com auxílio do telefone. As enquetes deste Rocha 100 são semelhantes, apenas não são feitas por telefone: saímos perguntando pelas ruas, sem qualquer traçado prévio, sem quaisquer preocupações de método, de forma aleatória. Para facilitar o trabalho ouvimos as pessoas nos locais de muita motivação, aglomerados, nas patotas; sem nenhuma preocupação com as inevitáveis distorções de amostragem. Portanto, entre pesquisa e enquete, tem-se que a pesquisa é muito rigorosa e a enquete nada rigorosa. Dito isso, enviamos o leitor para a manchete do Portal 100 Fronteiras, em que nossa enquete de Bayeux coloca Marcus Odilon em primeiro lugar na intenção de voto para prefeito. Uma pesquisa recém divulgada apresenta resultado bem diferente. Já em Santa Rita, nossa enquete estimulada apresenta o radialista Samuca Duarte em primeiro lugar, disparado, com o dobro de votos do segundo lugar. Novamente, pesquisa recém divulgada apresenta resultado muito diferente, onde Samuca nem aparece. O que podemos dizer? Nada; porque não entendemos nada de pesquisa. De enquete entendemos, porque é a coisa mais fácil do mundo: é só sair perguntando pela rua. O leitor interessado pode fazer isso.

Um comentário:

  1. Enquete ou pesquisa, tanto faz. A voz do povo é a voz de Deus. Marcus na cabeça. Ele é a nossa cara, o povo de Santa Rita.

    ResponderExcluir