Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Os "extremamente marxistas" e o "Budalocci"

O PT de Ribeirão Preto solidarizou-se com Palocci e divulgou nota dizendo que a riqueza do ministro "corresponde ao trabalho realizado de forma eficiente". Sem dúvida, Palocci é um burguês tarimbado, um capitalista eficiente. Mas ele não é do Partido dos Trabalhadores? Não devia ser socialista? Se algum dia o PT foi Partido dos Trabalhadores, no  sentido histórico político-ideológico, deixou de ser faz tempo. Todavia, a aura socialista interessa ao PT: é um excelente marketing. Palocci está levando a aura socialista do PT para o ralo. Que Palocci traficou influência, parece; mas falta provar. Que Palocci botou no bolso sobras de campanha, parece; mas falta provar. Agora, que Palocci é burguês e capitalista, não só ele próprio reconhece, modestamente, como amigos e correligionários o elogiam pelas façanhas empreendedoras na selva das finanças; como é o caso dos petistas de Ribeirão, que lhe louvam a eficiência. Nem todos, diga-se. Uma corrente, O Trabalho, absteve-se. O presidente do PT local, Pedro de Jesus Sampaio, saiu-se com esta pérola: "Eles se abstiveram porque são extremamente marxistas, acham que a riqueza é injusta e fruto da apropriação do excedente do trabalho". Não cola. Marxistas extremados não são de se abster: diante de burgueses, não vacilam: fuzilam. Palocci tornou-se símbolo da prosperidade burguesa. Alastra-se na internet a corrente "Budalocci" (um Buda com cara de Palocci), que promete multiplicar por 20 o patrimônio daqueles que não a quebrarem.
Palocci: milionário com consultorias. Zé Dirceu: milionário com consultorias. Lula: milionário com palestras. Os petistas graúdos aburguesaram-se, estão podres de rico, por cima da carne seca, gastando à tripa-forra, comendo tudo e tomando todas, vivendo nababescasmente. Não lhes nego o direito, mas o PT podia acabar com o papo furado marxista: parar de falar mal do capitalismo, da burguesia, das "elites".
"Extremamente marxistas"? No PT? Só se for de sacanagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário