Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 11 de junho de 2011

Heróis de Cuba

Gosto de polêmicas. De acompanhar e, mais ainda, de participar. Vou aceitar uma cobrança de pessoas que admiro muito; daí, iremos à polêmica.
Recebi, via e-mail, algumas mensagens contendo matéria de Denise Ritter sobre um "julgamento simulado" realizado por um "Tribunal de Consciência" no Rio Grande do Sul. Esse "Tribunal" absolveu cinco cubanos presos nos Estados Unidos por alegados crimes de espionagem: Gerardo Hernández, René González, Antonio Guerrero, Ramón Labañino e Fernando González. Uma dessas mensagens foi enviada pelo meu amigo Alexandre Guedes, mas repassando mensagem do bravo militante socialista Jonas Araújo. Esse ardoroso defensor da Revolução Cubana, na sua mensagem, faz esta cobrança, em caixa alta:

"ONDE SE ENCONTRAM NESSA HORA, OS (AS) GRANDES PALADINOS (AS) DA DEMOCRACIA, QUE TANTO CRITICAM O REGIME CUBANO?".

Sendo que me considero paladino da democracia - embora dos mais modestos - e havendo bastante criticado a ditadura dos irmãos Castro, respondo por mim: estou encaminhando a mensagem para publicação no Portal 100 Fronteiras. Os cinco cubanos são referidos como heróis. Que sejam; e que sejam libertos. Mas não serão mais heróis do que Orlando Zapata Tamayo, morto nas prisões de Cuba após 85 dias de greve de fome, em fevereiro de 2010. Não serão mais heróis do que Guillermo Fariñas, seguidamente detido pela polícia cubana por causa da sua luta em defesa da liberdade dos presos de consciência da ditadura cubana. Nenhum desses, que são muitos, serão menos heróis do que os cinco cubanos presos nos Estados Unidos. Permito-me devolver a pergunta, de forma ampliada:

ONDE SE ENCONTRAM E ONDE SE ENCONTRAVAM OS DEFENSORES DO REGIME CUBANO NAS HORAS, DIAS, MESES, ANOS E DÉCADAS EM QUE OS DIREITOS DE LIBERDADE FORAM SISTEMATICAMENTE ESMAGADOS PELA DITADURA DE FIDEL CASTRO?

Façamos um "julgamento" ampliado, não seletivo. Vamos defender a liberdade dos prisioneiros de consciência de qualquer parte do mundo. Espero resposta de Alexandre Guedes, intrépido defensor dos Direitos Humanos. Espero resposta de Jonas Araújo. Espero resposta, comentários e participação de todos quantos se interessem pela Liberdade e pelos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário