Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dilma: "É a Vez da Mulher"

Estou torcendo pelo sucesso do Governo Dilma, inclusive porque ela é mulher. Eu sou um mulherista fanático. No Brasil, disse a campanha de Dilma, "É a Vez da Mulher". No mundo, digo eu. Acho mesmo que o melhor índice de progresso social é a participação da mulher. Olhem para o mundo: onde as mulheres estão excluídas, submetidas a sistemas de escravidão ou semi-escravidão, o atraso impera. As mais pujantes sociedades avançam com e pela participação da mulher. Saudei a política internacional do Governo Dilma, que rompeu com a linha anterior, Lula-Celso Amorim, de bajulação de ditadores, e firmou a posição do Brasil em defesa dos Direitos Humanos. No poder, via de regra (apropriada expressão), a mulher tem dado certo: Margareth Thatcher, na Inglaterra; Michelle Bachelet, no Chile; Angela Merkel, na Alemanha. No Brasil, Dilma precisa dar certo. Agora, Dilma tem de governar. Ao ex-presidente Lula ela deve reconhecimento, gratidão e respeito. Obediência, não deve não. Presidente - ou Presidenta - não pode se deixar tutelar por ninguém. Nem precisa de super-ministro. Que tenha bons ministros, competentes e decentes, estará de bom tamanho. Antonio Palocci era o super-ministro de Dilma. Deu no que está dando: o governo em crise. Lula veio a Brasília por ordem na casa. Não podia nem devia. Devia mais era ter ficado na casa dele, lá em São Bernardo. Lula conclamou petistas e aliados em defesa da permanência de Palocci no cargo, reuniu a tropa, deu voz de comando: humilhação completa para a Presidente. Lula passou o trator: "Se tirar o Palocci, o governo dela vai se arrastar até o final". É o contrário: o Governo Dilma começou a se arrastar quando ficou refém das explicações de um ministro que não as dá. Não dará nunca, porque não as tem que preste. Só há um caminho para Dilma recompor sua autoridade: demitir Palocci e dispensar Lula. Este tem grandes chances de voltar ao poder nas eleições de 2014 ou 2018. Até lá, que cuide do Instituto Lula, trate de ganhar dinheiro com palestras, vá passear na praia ou assistir jogo do Coríntians. Por enquanto, fará um favor à nação se deixar a Dilma Governar. Afinal, "É a Vez da Mulher".

Um comentário:

  1. Muito bem! É a vez da Mulher! E quando não é?kkkk
    Sem brincadeira, é isso mesmo.Que tal Lula passear pela terra dele, PE,dançar quadrilha em Caruaru,pensar em Marisa e deixar Dilma fazer a parte dela?

    ResponderExcluir