Blog Rocha 100

No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Ótima frase para um Blog que navegará 100 fronteiras: dos céus metafísicos à “rude matéria” terrestre. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Pois, somos também deuses, e criadores. Podemos, principalmente, criar a nossa própria vida, com autonomia: isto se chama Liberdade. Vida e Liberdade são de Deus. Mas, quem é “Deus”? Devotos hebreus muito antigos, referiam-se a Ele apenas por perífrases de perífrases. Para Anselmo de Bec, Ele é “O Ser do qual não se pode pensar nada maior”. Rudolf Otto, diante da dificuldade de conceituá-Lo, o fez precisamente por essa dificuldade; chamou-O “das Ganz Andere” (o Totalmente Outro). Há um sem número de conceitos de Deus. Porém, o que mais soube ao meu coração foi este: “O bem que sentimos intimamente, que intuímos e que nos faz sofrer toda vez que nos afastamos dele”. É de uma jovem filósofa: Catarina Rochamonte.

sábado, 14 de maio de 2011

O mar sem fim

Tenho tratado os colegas deste Portal 100 Fonteiras como "navegantes". Não sei se somos bons navegantes, mas somos esforçados. Dedico-lhes, pois (e me incluo), este Padrão, do navegador Diogo Cão: "O esforço é grande e o homem é pequeno". Aliás, dedico-lhes o inteiro poema de Fernando Pessoa:

PADRÃO

O esforço é grande e o homem é pequeno.
Eu, Diogo Cão, navegador, deixei
Este padrão ao pé do areal moreno
E para diante naveguei.
A alma é divina e a obra é imperfeita.
Este padrão sinala ao vento e aos céus
Que, da obra ousada, é minha a parte feita:
O por fazer é só com Deus.

E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas Quinas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português.

E a Cruz ao alto diz que o que me há na alma
E faz a febre em mim de navegar
Só encontrará de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.

2 comentários:

  1. Caro Washington. Fernando Pessoa é bom de ler qualquer hora em qualquer lugar. Aproveito o espaço para uma sugestão:abrir um espaço(não sei como)para que poetas paraibanos(ou não)possam publicar suas criações.Seria um incentivo à cultura... Amélia Vieira

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Amélia Vieira,

    A tua sugestão não tinha como não ser acatada: o que mais tem neste Portal 100 Fronteiras é poeta. Todavia, como és Vieira, em tua homenagem, haverei também de publicar alguma coisa da sublime prosa do Padre Vieira. O mais cordial abraço. Washington Rocha.

    ResponderExcluir